Meditação: algo que pode ajudar

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Meditação: algo que pode ajudar

Mensagem  Guilherme em Sex Ago 01, 2014 9:25 pm

A meditação pode ter vários benefícios. Pesquisas feitas mostram diversos benefícios na parte de saúde do organismo da pessoa, e na parte de melhora no funcionamento do cérebro.
A meditação pode ser uma técnica importante para ajudar alguém a sair do vício em pornografia. Isso, em razão de pesquisas mostrarem que ela pode impedir o estresse, melhorar a memória e o aprendizado e ser um bom tratamento para certas fobias.
E ainda, ela pode ser boa para o ex usuário de pornografia aumentar partes da massa cinzenta do cérebro diminuída com o uso da pornografia.
Dessa forma, é mais fácil para um ex usuário de pornografia que está “rebootando”, não passar por frustrações na vida (pelo menos não senti-las tão intensamente), que fazem parte de um circuito que te leva à pornografia.
Nesse tópico, mostrarei algumas pesquisas sobre os benefícios da meditação, e alguns ensinamentos simples para quem está começando.

Abaixo se encontra resumos de pesquisas sobre os benefícios da meditação.

Efeitos no corpo


Estudo[1]
Numa pesquisa sobre os efeitos da meditação, Herbert Benson e seus colegas analisaram os perfis genéticos de 26 voluntários, nenhum dos quais meditava regularmente, antes de ensinar-lhes uma rotina de relaxamento com duração de 10 a 20 minutos para ser realizada durante 8 semanas. Após oito semanas de meditação diária, o perfil genético dos voluntários foi analisado novamente. Os resultados mostraram que os genes reforçados pela meditação têm três principais efeitos benéficos: melhorar a eficiência das mitocôndrias, aumentar a produção de insulina e evitar o esgotamento dos telômeros, que ajudam a manter estável o DNA e evitam que as células se desgastem, retardando o envelhecimento. Os genes que se tornaram menos ativos foram aqueles governados por um gene principal chamado NF-kappaB, que desencadeia inflamação crônica que leva a doenças como a hipertensão arterial, doenças cardíacas, doença inflamatória intestinal e alguns cânceres.


Efeitos no cérebro


Estudo[2]
Num estudo sobre os benefícios da meditação, feito nos Estados Unidos, por Herbert Benson, foram utilizados exames de ressonância magnética para avaliar a estrutura cerebral de 16 voluntários nas duas semanas anteriores e posteriores ao programa de oito semanas de Meditação Para a Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts (EUA). Os exames de ressonância magnética realizados depois do período de oito semanas revelaram um aumento na densidade da massa cinzenta do hipocampo (região cerebral ligada ao aprendizado e à memória) e em estruturas associadas à compaixão e à auto percepção. Os investigadores também constataram que a redução de estresse relatada pelos participantes foi associada à diminuição da densidade da massa cinzenta da amídala cerebral, que exerce um importante papel na ansiedade e estresse.

Fontes
1-Meditação desencadeia alterações genéticas que melhoram a saúde, site: isaude.net.
2-Meditação altera fisicamente o cérebro, site: saude.ig.com.br

O trecho abaixo é uma transcrição das partes mais importantes do artigo sobre meditação do blog papo de homem. Para ver o artigo completo, clique aqui.

Para começar a meditar

“Aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nessa vida.”
–Sogyal Rinpoche


Nota: Se não der para ver o vídeo direto no fórum, clique aqui e vá para o youtube.

Lembretes úteis antes de começar

1. Meditação é um retorno à condição natural da mente – livre das perturbações que surgem de emoções, pensamentos e bolhas de realidade.
2. Não é necessário se vincular a uma religião ou qualquer espécie de esoterismo ou misticismo. O silêncio de base da mente, nossa condição natural não é religiosa nem mística. Ainda assim, é possível trazer a meditação com o contexto da religião, como fizeram muitos grandes mestres.

Para seguir a prática
1. Comece com sessões curtas, de 5 ou 10 minutos, todo dia. A regularidade é mais importante do que a duração.
2. Não castigue seu corpo. Alongue-se, faça alguma prática de corpo (como ioga) e melhore sua alimentação.
3. Procure um centro de prática. É possível convidar outras pessoas para 30 minutos de estudo (leitura e conversa em cima de algum livro sobre o treinamento da mente) e 30 minutos de silêncio (duas sessões de 15, alongando e trocando de posição no meio, se necessário).
4. Para aprofundar, participe de retiros de ensinamentos com um professor qualificado, que possa ajudar na remoção de obstáculos e oferecer instruções detalhadas.

Sobre o Lama Padma Samten.
Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor universitário de 1969 a 1994. Praticou meditação zen e realizou traduções e estudos sobre o treinamento da mente desde os anos 70. Em 1986 fundou o CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva). Em 1996 foi ordenado lama (professor) pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche e desde então tem oferecido palestras e retiros por todo o Brasil e América do Sul, com uma abordagem que não separa a espiritualidade da vida cotidiana.

Um pouco mais sobre o Lama Padma Samten:
• Palestrou na abertura do TEDx Amazônia.
• É cidadão honorário de Curitiba (PR) e de Viamão (RS), devido a inúmeros trabalhos para o desenvolvimento de comunidades locais.
• Foi um dos responsáveis pelas vindas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil.
• Promove diálogos e oferece visões para advogados, educadores, economistas, investidores, sociólogos, políticos, psicólogos, empresários, médicos, artistas…

Reza brava
Se eu pudesse fazer uma macumba agora, se eu pudesse juntar as mãos e realmente desejar algo para nós todos, de coração, pra valer, sairia algo assim:
“Que cada um de nós possa se familiarizar com o funcionamento da própria mente.
Que cesse agora todas as correntes de pensamentos obsessivos, compulsivos, autocentrados e delusivos que levam a brigas, suicídios, violências, sofrimentos de todo tipo.
Que nenhum inimigo ou culpado possa ser encontrado.
Que preguiça, orgulho, ciúme, raiva, medo, inveja, preconceito, carência, ansiedade, desconfiança, depressão, aversão, apego, indiferença e todas as milhares de aflições emocionais e enganos cognitivos possam ser dissolvidos por métodos poderosos.
Que cada um de nós embarque menos e menos nas narrativas, jogos e alucinações que fabricamos sem cessar.
Que seja cada vez mais possível direcionar o próprio ânimo.
Que possamos cultivar e nos relacionar com os outros a partir de bondade amorosa, flexibilidade, relaxamento, destemor, compaixão, equanimidade, ludicidade, alegria, generosidade, moralidade, atenção, estabilidade, curiosidade, energia constante, paz, espacialidade e sabedoria.
Que ainda hoje você, eu e todos ao redor possamos enfim repousar.”


Boa prática a todos nós.
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Guilherme

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Re: Meditação: algo que pode ajudar

Mensagem  Nadab Zurich02 em Sab Ago 02, 2014 10:08 pm

E é de extrema importância esse contato com a nossa mente no reboot. Uma forma de nos acalmar, por meio de oração, rezas ou meditação. Acredito que isso é um ponto muito forte a nosso favor. Obrigado pela contribuição!
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Nadab Zurich02

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Re: Meditação: algo que pode ajudar

Mensagem  new em Qua Ago 06, 2014 7:11 am

Opa, muito bom o tópico. Eu medito 2x ao dia. Às vezes é bem difícil manter a concentração, mas quando consigo é revigorante. Sem falar que o fato de aguçarmos nosso poder de foco nos permite cortar pensamentos fantasiosos antes deles se tornarem uma ameaça.
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Re: Meditação: algo que pode ajudar

Mensagem  Tupã em Sab Set 27, 2014 5:30 pm

Como os companheiros praticam a meditação? Alguma técnica em especial? Como tem funcionado com vocês?

Forte abraço!
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Meditação é algo para a VIDA!

Mensagem  Adeus em Sex Maio 29, 2015 3:17 pm

Brilhante esta síntese sobre a meditação,é realmente incrível o resultado da meditação sobre nosso cérebro.
Existem inúmeros trabalhos na internet que trazem a tona os benefícios desta pratica para a vida de todos.
Obrigado por sintetizar esse material e trazer o dialogo sobre esta brilhante ferramenta.
Recentemente vi um documentário chamado Kundalini-O poder da Energia do Sexo,onde com uma abordagem historica religiosa trata da questao energetica(desperdicio) do orgasmo e a certa altura cita da meditação,como forma de mantermos um maior controle sobre nos mesmos.

Sobre a pergunta do Tupa,recomendo alguns videos interessantes na internet,porem por experiencia propria recomendo que vá a algum retiro e experimente.
Com um grupo de pessoas,orientação adequada fica mais facil pegar a técnica.
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Adeus

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